No passado dia 23 de Outubro, a RTP 3 transmitiu uma entrevista a Noam Chomsky.
Nessa entrevista, podendo ser agora assistida neste link, Noam Chomsky partilha a sua visão sobre a pandemia, alterações climáticas, a nova corrida às armas nucleares, e, a política norte-americana na ocupação do Afeganistão.
Quem é Noam Chomsky, agora com 92 anos?
Professor de Linguística, filósofo e activista político americano. Além das suas actividades no âmbito da investigação e ensino, é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e olhar crítico sobre a política externa dos Estados Unidos, bem como pela intervenção que teve na causa de Timor Leste.
A propósito de Timor Leste, Chomsky recorda nesta entrevista a ligação que teve com Max Stahl, fotojornalista que denunciou ao mundo o massacre de Santa Cruz em 1991, e, que, infelizmente nos deixou recentemente. Crítico em relação à política externa dos EUA, não deixa aqui de apresentar críticas ao comportamento da administração Clinton neste assunto.
Afeganistão. É outro tema que não foge às críticas de Chomsky. 20 anos de actividades criminosas, segundo as suas palavras, e a invasão deste país em 2001 por parte dos EUA, poderia muito bem ter sido evitada, não fosse a pressa manifestada por Donald Rumsfeld.
No plano interno, também não poupa a administração Trump, culpabilizando-a por maximizar o uso de combustíveis fósseis e desregulamentar a sua actividade, e com isso contribuir para a degradação ambiental. Por outro lado, lembra a pretensão de Trump de acabar com os tratados de controlo de armamento nuclear em que os EUA fazem parte. Biden foi eleito mesmo a tempo de reatar as negocições com os russos.
As armas nucleares no médio oriente são um assunto muito sério. Chomsky propõe a criação de uma zona livre de armamento nuclear, mas, a resistência dos EUA em reconhecer a posse destas armas por parte de Israel, e em permitir a sua inspecção, torna este problema mais complicado.
O conflito israelo-palestiniano também é nesta entrevista alvo das suas observações.
Mas também Biden não foge ao seu olhar crítico, lembrando o apelo que fez recentemente à OPEC para aumentar a produção de combustíveis fósseis, apenas por ambições eleitorais.
Em relação às alterações climáticas Chomsky avisa que ou a China e os EUA cooperam mutuamente ou bem podemos dizer adeus uns aos outros.
A monopolização das vacinas anti-covid por parte dos países ricos ao não eliminarem os direitos de patente que impedem os países pobres, de através das suas farmacêuticas, também eles produzirem vacinas, é criticada por Chomsky. As vacinas e os seus processos de fabrico são, assim, mantidos em segredo, para garantir lucros astronómicos às grandes corporações farmacêuticas.
Por todos estes temas vale a pena rever esta entrevista.
Muito bom, este Senhor escreve as suas opiniões / visões do mundo há anos, tem uma visão humanista do que devia ser a sociedade. Infelizmente os caminhos por onde nos leva a corrente dominante politico/económica não compartilha e até denigre este tipo de ideias.
Algumas entrevistas que aconselho:
https://www.youtube.com/watch?v=3wfNl2L0Gf8
https://www.youtube.com/watch?v=P2lsEVlqts0
este documentário:
Um mestre. Há anos que o ouço a alertar para questões prementes - v. o Occupy Wall Street, com início em 2011, que uniu muitos contra a ganância dominante e a falta de igualdade, o fosso entre ricos e pobres. Recomendo diversos dos seus livros, para quem quer conhecer uma visão critica dos EUA. Eis um livro por onde podem começar,: https://www.fnac.pt/Quem-Governa-o-Mundo-Noam-Chomsky/a985926?gclid=CjwKCAiAnO2MBhApEiwA8q0HYQLgj21-3Ii5PdZ0iMkeGIo87LEIEKgkyqzH03oT0UapvOXZFFLXMhoCFfAQAvD_BwE&origin=google_pla_livro
Tantos...
https://www.bertrand.pt/autor/noam-chomsky/1026385
https://www.youtube.com/watch?v=Mve5NepeZCo